ROMPENDO AS FRONTEIRAS DA COMUNICAÇÃO
Dias 17 e 18 de agosto de 2005 aconteceu, no auditório do Hotel Solar das Mangueiras o I Pro Marketing. Seminário de Comunicação, Propaganda e Marketing, organizado pela LDA Consultoria Educacional e a Faculdade Unyahna. O evento contou com a participação de cinco palestrantes de renome nacional: Albert Alcouloumbre, diretor de Planejamento e Projetos Sociais da Rede Globo; João Faria, coordenador de Assuntos Corporativos da Agência DPZ; Evandro Soares, redator e criação da Agência África; Ricardo Figueira, diretor de criação e sócio fundador da Agência Click; e Mário Persona, especialista em Marketing Pessoal e de Relacionamento. Albert Alcouloumbre, que na ocasião abordou o tema “A comunicação e seus múltiplos aspectos”, falou sobre responsabilidade social como sendo uma ação realizada pela empresa, a qual excede seus compromissos legais. “É necessário que haja a conscientização de que ação de responsabilidade social não é necessariamente uma vantagem direta para a empresa, é um benefício para a sociedade, no entanto, quando bem executada, trás um diferencial competitivo para esta empresa”, afirmou Albert. Aproveitando o ensejo, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, que também marcou presença no encontro, se posicionou comentando que os agricultores da região possuem esse pensamento, inclusive, já existe o Selo Bio garantindo que grupos multinacionais se interessem pelos grãos do oeste baiano. Falando sobre Propaganda Fantasma e o Leão de Cannes - que premia as melhores propagandas do mundo - João Faria, coordenador de Assuntos Corporativos da Agência DPZ, frisou a importância do meio acadêmico e a faculdade estarem unidos, buscando realizar um trabalho profissional, o qual consiga criar uma estrutura, uma raiz que dê sustentabilidade a longo prazo para essa nova indústria que está surgindo, sempre com o respaldo da responsabilidade social. O papel do comunicador social foi bem definido pelos palestrantes. Para eles, todos são comunicadores, entretanto, o comunicador social é aquele que faz parte de áreas como: publicidade, jornalismo ou relações públicas. “Hoje nós fazemos parte de um todo, somos profissionais de comunicação social. Foi-se o tempo em que o jornalista era o intelectual, o publicitário, o porra-louca e o relações públicas, o cara que servia café enquanto os dois brigavam. Quem entender comunicação ainda dessa forma, não pode trabalhar com comunicação, todos têm que estar de mãos dadas, pois estão no mesmo barco”, afirmou João Faria. O palestrante Evandro Soares, redator e criação da Agência África, conquistou a todos com seu jeito extrovertido e espontâneo, principalmente o público femenino. Explanando os métodos de trabalho da Agência África, ele apresentou alguns cases de sucesso, dentre eles: Vivo, Assolan e Brahma; além disso, salientou a importância de ser criativo, inovador, viajar na imaginação, pensar no impossível. Ao orientar sobre a importância de um plano B, Evandro citou como exemplo o caso Zeca Pagodinho. Quando o Código de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR retirou a propaganda do ar, eles tinham pronto o vt com os Zecas de todo Brasil e todo o material de ponto-de-venda. Pelo fato de a Agência Click ser voltada para a publicidade na internet, o publicitário e sócio fundador da empresa, Ricardo Figueira, explanou sobre a Criação Interativa para internet. A sua abordagem ampliou a visão dos participantes para esse novo mercado, através da apresentação de vários filmes publicitários, que mostraram as diversas formas de se atingir o target desse segmento de mídia. O último palestrante do evento foi o especialista em Marketing Pessoal e de Relacionamento, Mário Persona. Com uma palestra bem dinâmica, o escritor destacou o tema Marketing Pessoal e de Negócios, já que hoje fala-se muito em marketing para produtos e serviços, mas pouco se dissemina que, antes de um cliente comprar seu produto ou seu serviço, ele tem que comprar você. “Muitas vezes, você passa o produto e/ou serviço muito bem, mas acaba esquecendo daquele veículo que vai levar o produto e/ou serviço até o cliente: o profissional. Hoje, as pessoas estão saindo da faculdade e encontram um mercado muito diferente do que era há 10 ou 20 anos atrás, no qual não há mais emprego, porém, muito trabalho. Muitos profissionais formados atualmente não vão trabalhar como empregado de uma empresa, eles vão ser prestadores de serviços de várias empresas, de várias modalidades, como um profissional que é um empresário da sua própria capacidade, do seu próprio talento. Para isso, ele deve ser muito ativo, vender o seu talento todos os dias, trabalhar o próprio marketing, planejar a sua carreira e planejar a sua maneira de se apresentar para as pessoas”, acrescentou Mário Persona. Devido à logística de Barreiras, é muito difícil trazer gente de outros estados para participar desse tipo de evento, pois os custos são altíssimos. No entanto, a LDA e a Unyahna não mediram esforços para trazer o que há de melhor no mercado nacional da comunicação. Segundo Carla Sabrina, organizadora do evento, a expectativa foi suprida e, com certeza, esse Seminário vai servir de referência para muitos outros, e que o Pro Marketing 2006, contará com uma estrutura do mesmo nível ou ainda melhor.
(a informação é velha, é só para vocês olharem o texto, a forma como eu escrevo)
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